Brasileiro relata que região atingida por tsunami sofre com falta de comunicação e transporte

11/03/2011 - 19h11

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A região da cidade de Sendai, no nordeste do Japão, atingida na madrugada de hoje (11) por um tsunami (onda gigante), enfrenta problemas de comunicação e transportes. De acordo com o brasileiro Maurício Haitai, que mora no país asiático há 19 anos e que tem parentes na região mais afetada pela tragédia, a situação é crítica.

“Em termos de comunicação e transporte, está muito difícil. A situação de trânsito estava caótica. Eles conseguem se comunicar através de linha fixa de telefone para um celular, mas de celular para celular não conseguem falar”, disse ele, por telefone, à Agência Brasil.

Os parentes de Haitai estão bem. Ele não obteve, até o momento, informações sobre vítimas brasileiras. No entanto, destaca que a região de Sendai tem uma comunidade brasileira expressiva. “Eu tenho amigos que trabalham na mídia aqui na região e em Tóquio e ainda não tivemos nenhuma informação de brasileiros. Mas eu sei que a região de Sendai, que teve o maior impacto, tem muitos brasileiros".

Haitai mora em Nagoya, cerca de 400 quilômetros do epicentro do terremoto, mas, mesmo assim, sentiu a terra tremer. “A gente sentiu bem aqui. Não foi uma coisa que abalou a estrutura, ou teve muitos estragos, mas todo mundo sentiu o terremoto. Foi um tremor longo. A maioria das pessoas se sentiu mal e pensou que estava tendo labirintite”. Nagoya, uma das cidades com maior presença de imigrantes brasileiros, já voltou à normalidade.

Edição: Vinicius Doria