Khadafi ocupa cadeia de rádio e televisão na Líbia para reiterar que se manterá no poder

09/03/2011 - 9h51

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente líbio, Muammar Khadafi, ocupou cadeia de rádio e televisão na Líbia para reiterar que pretende permanecer no poder. Durante o pronunciamento, também chamou os oposicionistas de traidores.

A repórteres estrangeiros, Khadafi acusou hoje (9) os líderes dos países ocidentais, liderados pela França, de  "conspiração colonialista" contra a Líbia. As informações são da agência pública de Portugal, a Lusa, e a rede estatal de televisão do Irã, a PressTV.

Ao criticar os ocidentais, Khadafi se referiu à proposta discutida ontem (8) no Conselho de Segurança das Nações Unidas para adotar uma zona de exclusão aérea na Líbia. Com isso, o espaço aéreo líbio passa a ser controlado por forças estrangeiras, impedindo a livre ação do governo líbio.

"Eles [os países ocidentais] querem colonizar de novo a Líbia. É uma conspiração colonialista", disse Khadafi. Ao ser perguntado sobre uma eventual reação a medidas de represália, o líbio afirmou apenas “veremos” e disse ainda que visitará a Europa quando "tudo estiver terminado".

Ontem (8) as forças leais a Khadafi intensificaram os combates, promovendo ataques aéreos e terrestres contra as suas posições no Leste da Líbia, ocupado pela oposição. Desde o último dia 15, o país vive sob clima de conflito e a cada dia a situação se agrava.

Edição: Graça Adjuto