Para CNI crescimento do PIB é expressivo, mas retração da indústria preocupa

03/03/2011 - 18h05

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) industrial de 10,1% e a elevação 7,5% do PIB do país em 2010, contra os dados de 2009, “são resultados expressivos e que devem ser comemorados por todos. Mas a retração da atividade industrial no segundo semestre de 2010 preocupa” , informou em nota.

No quarto trimestre do ano passado, o PIB da indústria recuou 0,3%, ante o terceiro trimestre do mesmo ano. O resultado foi a segunda queda consecutiva da atividade industrial do país. No terceiro trimestre, o PIB da indústria diminuiu 0,6% em relação ao período anterior.

De acordo com o documento, a desaceleração ocorrida no último trimestre, deve servir de alerta às autoridades econômicas do país. “A retração deve ser levada em conta pelo Banco Central do Brasil na condução de sua política de combate à inflação. Destaca ainda que deve balizar a elaboração da segunda etapa da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), em processo de formulação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”.

O PIB industrial registrou expansão de 10,1%, em 2010, e foi o seguimento que mais se destacou, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados hoje (3). O resultado foi impulsionado pelo aumento de 15,7% da indústria extrativa mineral, que inclui operações de gás e petróleo. A construção civil também teve alta de 11,6% e indústria da transformação cresceu 9,7%.

 

Edição: Aécio Amado