Tribunal Internacional anuncia investigação de crimes na Líbia

02/03/2011 - 15h46

Da BBC Brasil

Brasília - O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda, informou hoje (2)  que vai abrir uma investigação sobre possíveis crimes contra a humanidade cometidos na Líbia. A decisão foi anunciada em meio às denúncias de que o presidente líbio, Muammar Kadhafi, ordenou bombardeios em áreas urbanas e também enterrou pessoas vivas.

Amanhã (3), o promotor do tribunal, Luis Moreno-Ocampo, pretende revelar os nomes dos  investigados. "O promotor vai apresentar um resumo dos supostos crimes cometidos na Líbia desde o dia 15 de fevereiro de 2011 e informações preliminares a respeito das entidades e pessoas que poderão ser processadas", informou o TPI, em comunicado.

Para a investigação, o gabinete do promotor está se unindo à Organização das Nações Unidas, União Africana e Liga Árabe. "Além disso, o promotor também vai pedir informações de outras fontes, incluindo a Interpol [organização internacional que colabora com as polícias de vários países], que vai dar assistência", diz a nota.

Após a fase de investigações, o promotor vai apresentar as conclusões aos juízes que integram o tribunal. Os magistrados decidirão se vão emitir mandados de prisão com base nas provas apresentadas.

A estimativa, segundo organizações não governamentais, é que cerca de mil pessoas morreram nos conflitos entre manifestantes e policiais na Líbia. De acordo com dados recentes, o Leste do país está sob controle de forças contrárias ao regime. Os ativistas contra Kadhafi fizeram de Benghazi, a segunda maior cidade do país, sua capital.