Problema no Serpro paralisa atendimento em postos do Detran no Rio

02/03/2011 - 14h43

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O problema no sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que deixou fora do ar na manhã de hoje (2) o centro de dados do órgão, em São Paulo, também paralisou o atendimento nos 49 postos de vistoria e 72 de habilitação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) do Rio de Janeiro, desde as 8h11. Os serviços prestados nos 155 postos de identificação civil, no entanto, não foram afetados e continuam funcionando normalmente.

De acordo com nota divulgada pelo Detran no início da tarde de hoje, os clientes que não conseguirem atendimento na área de habilitação têm até cinco dias úteis para retornar ao posto sem que seja preciso reagendar o serviço. Já aqueles que tinham marcadas para hoje provas teóricas para tirar primeira habilitação ou renovar o documento deverão fazer novo agendamento do serviço.

Segundo a nota, os motoristas que forem aos postos de vistoria terão os veículos inspecionados, mas devem retornar ao local onde foram atendidos em até uma semana para buscar o documento.

Por dia, o Detran recebe 11.220 mil clientes nos postos de vistoria de todo estado e 10.069 no setor de habilitação.

Por conta da falha no sistema do Serpro, contribuintes que tentaram enviar as declarações do Imposto de Renda 2011 à Receita Federal também não conseguiram finalizar o processo.

Edição: Juliana Andrade