Oposição reprime forças de Khadafi em cidade petrolífera

02/03/2011 - 17h05

Da BBC Brasil

Brasília - A oposição ao regime do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, reagiu hoje (2) à tentativa de forças leais ao líbio de retomar a cidade produtora de petróleo de Brega, no Leste do país. Foi a primeira vez que forças de Khadafi tentaram recuperar uma cidade que estava sob controle de rebeldes.

Um comandante da oposição informou que as forças pró-Khadafi podem ter ficado sem munição e se viram obrigadas a recuar. Também hoje Khadafi disse que "lutaria até o último homem e mulher" e ameaçou que milhares morreriam se ocorresse uma intervenção estrangeira no país.

Khadafi reiterou as acusações contra a rede terrorista Al Qaeda pelos protestos e disse que não há oposição a seu regime dentro da Líbia. "Eles querem que nos tornemos escravos mais uma vez, como fomos escravos dos italianos? Nunca aceitaremos isso. Eles entrarão em uma guerra sangrenta, e milhares e milhares de líbios morrerão se os Estados Unidos entrarem ou a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], na Líbia", afirmou Khadafi.

Em pronunciamento feito na capital, Trípoli, que contou com a presença de aliados e jornalistas estrangeiros, Khadafi afirmou que as manifestações contra seu regime partiram ''de fora da Líbia e de membros da Al Qaeda'' e ''gangues armadas''. O líder líbio acrescentou ainda: ''Não há oposição na Líbia, a oposição vem do exterior''.