Indústria mantém comportamento moderado em janeiro, diz IBGE

02/03/2011 - 12h55

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O crescimento da produção industrial no mês de janeiro deste ano de 0,2% em relação a dezembro do ano passado e de 2,5% em relação a janeiro de 2010 mostra que a indústria mantém comportamento moderado registrado nos últimos meses. A afirmação é do pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) André Macedo.

Desde julho de 2010, a indústria vem apresentando um comportamento próximo da estabilidade, com aumentos e quedas próximos de zero. Em julho, o crescimento foi de 0,4%. Em agosto e setembro, houve quedas de 0,1%. Em outubro, a produção voltou a crescer (0,3%), enquanto em novembro e dezembro de 2010, foram registradas quedas de 0,1% e 0,8%, respectivamente, em relação aos meses anteriores.

“O setor industrial mantém aquele comportamento menos intenso dos últimos meses, que já vem sendo observado desde o final do segundo trimestre do ano passado. Neste início de 2011, o setor industrial mostra uma variação positiva, mas a uma taxa muito próxima da margem. Essa variação positiva ocorre após duas quedas e acaba não suplantando as perdas dos dois últimos meses”, disse Macedo.

O principal destaque de janeiro deste ano foram os bens de consumo duráveis, que tiveram crescimento de 6,0%, graças a retornos de férias coletivas decretadas em dezembro. A única categoria de uso que teve queda na produção foi a de bens intermediários (-0,4%).

Dentre as 27 atividades industriais pesquisadas, 15 apresentaram aumento na produção, com destaque para materiais elétricos e equipamentos de comunicações (com alta de 35,5%), metalurgia básica (5,3%) e farmacêutica (5,4%).

Das 12 atividades que tiveram queda na produção, destacaram-se os veículos automotores, com redução de 3,2%, e refino de petróleo e álcool, com queda de 2,3%.

Edição: Juliana Andrade