Colômbia vai participar de debates sobre segurança internacional no G8, diz Santos

26/01/2011 - 13h15

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou hoje (26) ter sido convidado pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, para participar das reuniões do G8 (grupo dos países mais ricos do mundo) para discutir medidas de combate ao narcotráfico e crime organizado, no âmbito de segurança internacional. Santos e Sarkozy se reuniram em Paris nesta manhã.

"Sarkozy me convidou para participar de um encontro [do G8] e eu disse que 'sim'", afirmou Santos. A reunião do G8, que este ano está sob comando do presidente francês, ocorrerá no final de maio. "A Colômbia pode apresentar sua experiência na luta contra o narcotráfico e o crime organizado", defendeu Santos.

O presidente colombiano afirmou que ele e Sarkozy decidiram pela intensificação das relações entre a França e a Colômbia consolidando a parceria bilateral. Segundo o presidente colombiano, os dois governos atuarão em questões de “interesse global”.

Desde domingo (23), Santos está na França para uma série de reuniões. Amanhã (27) ele segue para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.


Edição: Lílian Beraldo