Sisu tem 1,8 milhão de candidatos a cinco horas do fim do prazo de inscrição

20/01/2011 - 18h42

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Já chegou a 1,8 milhão o número de inscrições registradas até as 18h de hoje (20) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e querem concorrer a uma das 83 mil vagas oferecidas nesta edição devem acessar o site até as 23h59 de hoje.

As inscrições começaram no domingo (16) e estavam programadas para terminar na quarta-feira (18), mas foram prorrogadas por decisão da Justiça. Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Segundo o MEC, a situação já foi normalizada.

Para se inscrever no Sisu, o estudante precisa ter participado do Enem de 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. De acordo com o MEC, cerca de 990 mil alunos estão participando da seleção até o momento, pois cada candidato pode escolher até duas graduações.

A divulgação dos resultados está prevista para segunda-feira (24). Os alunos selecionados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 de janeiro, sempre em dias úteis.

Quem for selecionado para a sua segunda opção ou não atingir nota mínima para entrar em nenhum dos dois cursos selecionados pode permanecer no sistema e ser convocado nas duas chamadas subsequentes, previstas para os dias 4 e 13 de fevereiro. No entanto, o candidato que for aprovado para a primeira opção e não fizer a matrícula perde a vaga.

Hoje, a Justiça Federal no Ceará concedeu liminar permitindo aos participantes do Enem que tenham acesso à correção das provas e possam recorrer das notas obtidas em um prazo de dez dias. A decisão, entretanto, não altera nem suspende as inscrições pelo Sisu. O MEC ainda não decidiu se irá recorrer.

Edição: Lana Cristina