Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje (17) que vai investigar se os chineses estão burlando as medidas antidumping adotadas pelo Brasil para proteger o setor calçadista no ano passado.
“Nos próximos dias, vamos abrir a investigação para apurar essa triangulação. Se for comprovada, o governo tomará medidas em relação a isso”, afirmou Pimentel, ao visitar a 38ª edição da Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro.
Em março do ano passado, foi estabelecida a cobrança de uma alíquota de US$ 13,85 sobre cada par de calçado chinês para evitar a concorrência os preços das indústria daquele país. Segundo o ministro, há a suspeita de que produtos fabricados na China sejam registrados em outros países asiáticos, como Vietnã e Malásia, para evitar a proteção tarifária brasileira.
Pimentel disse ainda que pretende lançar uma série de medidas de incentivo ao setor calçadista. “Com certeza, as medidas a serem tomadas vão incluir algum nível de desoneração.”
Edição: João Carlos Rodrigues