Público começa a chegar à Esplanada dos Ministérios para acompanhar posse de Dilma

01/01/2011 - 12h36

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A chuva fina que atingiu, durante a madrugada, o Plano Piloto, área central da capital federal, e grande parte do Distrito Federal deu uma trégua na manhã de hoje (1º). Com isso, o público começa a chegar à Esplanada dos Ministérios, onde será realizada à tarde a cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff.

Na virada do ano, muitos brasilienses que foram comemorar o réveillon na Esplanada tiveram de voltar para casa por causa da chuva. O tempo permanece nublado nesta manhã, e a previsão para o dia é de chuva moderada a forte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura deve ficar entre 18 graus Celsius (°C) e 25°C.

Cerca de 800 pessoas estão em frente ao Palácio do Planalto e nas barracas de quatro regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul e Sudeste), instaladas no gramado central da Esplanada dos Ministérios, onde se apresentam grupos regionais.

No fim da tarde, haverá um show na Praça dos Três Poderes, para festejar a posse da presidenta. O equipamento de som está passando por testes e ajustes.

Os vendedores ambulantes, espalhados ao longo de quase 2 quilômetros, reclamam do excesso de exigências da fiscalização, que proibiu a venda de bebidas em garrafas de vidro ou de churrasquinhos feitos na brasa. É permitido apenas vender carnes assadas na chapa. Os ambulantes também comercializam camisetas e bandeira dos partidos.

Edição: Juliana Andrade e Talita Cavalcante