Agnelo recebe faixa de governador do DF e já é cobrado por brasilienses no Palácio do Buriti

01/01/2011 - 14h16

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, recebeu no início da tarde de hoje (1º) a faixa do então ocupante do cargo, Rogério Rosso. Na entrada do Palácio do Buriti, entre 500 e 800 pessoas, segundo estimativas da Polícia Civil, enfrentaram a chuva para festejar o novo governo e cobrar atitudes do empossado, como a convocação de professores efetivados e a nomeação de técnicos de trânsito no Distrito Federal.

Dezenas de pessoas também levaram faixas e protestaram contra a nomeação da nova administradora da cidade de São Sebastião, Janine Barbosa. Ela foi indicada por Agaciel Maia (PTC), deputado distrital eleito que foi afastado da diretoria-geral do Senado Federal em março de 2009 após denúncias envolvendo a evolução de seu patrimônio. Apesar das críticas, muitos comemoraram a chegada do novo governo, e um caixão gigante de papelão anunciava o “funeral da desonra”.

A cerimônia começou com o discurso da ex-vice-governadora Evelise Longhi e, depois, de Rosso. Ambos destacaram o período de dificuldade em que assumiram o governo do DF há pouco mais de oito meses. Denúncias de corrupção levaram o então governador José Roberto Arruda a deixar o posto e o DF ficou sob ameaça de sofrer intervenção federal. Rosso assumiu que pode não ter correspondido a todas as expectativas, mas disse considerar normal que isso aconteça em qualquer governo e que não tinha “vara de condão para mudar tudo de uma vez”.

Depois de receber a faixa de Rosso, Agnelo fez um discurso com os pontos principais do que disse mais cedo na Câmara Legislativa do DF, assumindo o compromisso contra a corrupção e pela normalização da área de saúde no DF. Também agradeceu o governo do antecessor por ter trabalhado pela não intervenção federal. “Seria uma desmoralização ainda maior”.

Depois de dar posse a seus secretários e administradores regionais da capital, Agnelo falou com a imprensa e seguiu para a cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados.

Edição: Juliana Andrade