Atrasos de voos em Cumbica chegaram à metade dos programados em dia de grande fluxo de passageiros

22/12/2010 - 19h55

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os três grandes aeroportos do estado de São Paulo, de Guarulhos (Cumbica), de São Paulo (Congonhas), e de Campinas (Viracopos) apresentaram grande movimentação durante o dia de hoje (22). A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no entanto, considerou o fluxo normal para o período de final de ano. Os voos em Guarulhos chegaram a ter atraso superior à metade dos pousos e decolagens programados.  

No começo da noite, o movimento nos três aeroportos continuava grande. Mas às 19h, o atraso nos voos que partiam das três cidades não atingia 7%. Em Guarulhos, havia atraso de nove voos (ou 5,1%) dos previstos para o horário. Em Congonhas esse número era de 13 (ou 6,5%), e em Viracopos, não havia voos atrasados.

Em Guarulhos, durante todo o dia, 90 voos atrasaram, o que corresponde a 51,1% dos 176 previstos. Três voos foram cancelados desde a abertura do aeroporto, o que representa 1,7% do total.

Segundo a Infraero, até o momento, não há registro de piquetes, ou paralisações de aeroviários no aeroporto. De acordo com a entidade, a movimentação é considerada normal para o período do ano.  

Em Congonhas, do total de 199 voos programados até as 19h, 58 (29,1%) atrasaram. Foram cancelados 22 voos (11,1%). Em Viracopos, dos 75 voos programados para hoje até as 19h, sete (9,3%) atrasaram. Apenas um voo foi cancelado.

O site da Infraero apresentava problemas no começo da noite, por causa do grande número de pessoas que tentavam acessá-lo em busca de informações.

O Sindicato dos Aeroviários confirmou hoje (22) a paralisação da categoria prevista para ter início amanhã. Não houve acordo entre o sindicato e as empresas aéreas durante a reunião de ontem (21), no Ministério Público do Trabalho em Brasília, e a categoria promete fazer greve.
 

 

Edição: Rivadavia Severo