Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Natal de 88 mil crianças será um pouco mais alegre no estado do Rio de Janeiro. Esse é o número de brinquedos arrecadados durante a décima oitava edição da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, promovida pela Ação da Cidadania, entidade criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
A distribuição aconteceu hoje (18) na sede da entidade, na zona portuária, a 700 líderes comunitários de 20 municípios. A coordenadora da Ação da Cidadania, Valeska Xavier, lembrou que os primeiros anos foram voltados à arrecadação de alimentos, mas que agora o objetivo é garantir as brincadeiras na época de Natal.
“É uma das maiores campanhas de solidariedade do país. Nos primeiros 13 anos nós arrecadamos alimentos, com propósito de denunciar a falta de políticas públicas de combate à fome. Com isso sendo alcançado pelo governo federal, passamos a arrecadar brinquedos e livros, com objetivo de mobilizar a sociedade para garantir o direito da criança de brincar e estudar”, explicou Valeska.
A líder comunitária Almira Nunes Gonçalves, de Rio do Ouro, localidade pobre de São Gonçalo, destacou a importância das doações. Todos os anos ela organiza uma chegada do Papai Noel para cerca de 500 crianças. “O Papai Noel vai chegar de charrete, vai ter pula-pula e cachorro quente. As crianças ficam muito felizes, pois se não fosse essa ajuda não ganhariam nenhum brinquedinho”, disse Almira.
Edição: Fernando Fraga