Seremos implacáveis com a corrupção, diz presidente da Colômbia

23/10/2010 - 15h38

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou hoje (23) a criação de serviços de segurança de elite, com o objetivo exclusivo de combater a corrupção no país. Santos disse que os serviços de elite atuarão com foco na infraestrutura dos grupos organizados em ação na Colômbia. O governo elegeu como prioridade o combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao Exército da Libertação Nacional (ELN).

As informações são da Presidência da República da Colômbia. "O governo afirma e reafirma: vamos ser implacáveis contra a corrupção e, como foi anunciado na campanha, vamos criar algumas elites [de segurança] para combater a corrupção que tem feito o que bem quis”, disse ele.

Um dos coordenadores do projeto que visa à criação desses serviços de elite é o ministro dos Transportes da Colômbia, Germain Cardona. Santos pediu ao ministro que elabore a proposta e fixe critérios para a seleção de pessoas que atuarão em atividades específicas de combate à corrupção.

O presidente pediu ainda o apoio da população para combater os grupos organizados na Colômbia. Segundo ele, é fundamental que denúncias sobre sequestros e extorsões – crimes praticados com relativa frequência no país por esses grupos – sejam feitas de forma rápida para que as autoridades possam atuar.

“Mais uma vez, faço um apelo à população: em casos de casos de extorsão e sequestro, corram contra o tempo, pois as chances de a operação ser bem-sucedida são muito maiores”, afirmou. “Esses criminosos, os terroristas, estão cada vez mais desesperados porque nós estamos acertando suas fontes de financiamento e, por isso, partem para o sequestro e a extorsão.”

Edição: Graça Adjuto