Domingo de eleição com muito samba no Rio

03/10/2010 - 19h41

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A chuva fina e a temperatura em torno dos 22 graus Celsius não tiraram o bom humor do carioca neste domingo de eleições. Em bairros da zona oeste do Rio de Janeiro, como Bangu e Campo Grande, donos de bares e restaurantes aproveitaram a grande movimentação nas ruas para promover rodas de samba e pagode.

“Com a venda e o consumo de bebidas alcoólicas liberados, ficou mais fácil atrair o cliente para os bares. Então, pensamos em oferecer uma atração a mais e o pagode sempre cai bem”, disse Manoel Antônio de Macedo, gerente de um restaurante no centro de Bangu.

As esquinas próximas às seções eleitorais, onde cabos eleitorais disputavam um espaço para distribuir santinhos com a foto e o número de seus candidatos, também foram usadas por ambulantes vendendo churrasquinho, enquanto grupos de pagode animavam os eleitores.

“Já que temos que sair de casa para votar, a gente aproveita para encontrar vizinhos e velhos conhecidos e também comer um churrasquinho e beber uma cerveja bem gelada”, disse a professora Julita Amadeu, 35 anos.

Em bairros das zonas sul e norte, os bares e restaurantes também registraram uma grande movimentação neste domingo, principalmente na hora do almoço. Para o comerciante Luiz Carlos Pacheco, “a festa democrática deixa as pessoas bem humoradas e dispostas a consumir”. Para atrair mais clientes, Pacheco fez promoção dos pratos servidos no almoço.

Edição: João Carlos Rodrigues