Cidades do DF e Entorno têm eleições tranquilas

03/10/2010 - 13h54

Morillo Carvalho
Repórter da Rádio Nacional

Brasília – Os dois maiores colégios eleitorais do Distrito Federal são as cidades de Ceilândia (onde votam mais de 309 mil eleitores) e de Taguatinga, que tem pouco mais de 216 mil votantes. Nos dois locais e em Águas Lindas (GO), a segunda cidade mais populosa e com mais eleitores da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride), a manhã deste 3 de outubro é tranquila.

Nos três locais, a reportagem da EBC foi aos locais de votação mais movimentados. Em nenhum deles, foram registradas práticas de boca de urna ou compra de votos.

Até o meio-dia, três pessoas estavam detidas em Águas Lindas, por panfletarem em favor de candidatos nos bairros da cidade. No município goiano, votam mais de 60 mil pessoas em 168 seções – trabalho que envolve 672 mesários e um policiamento de mais de 100 homens, contando as duas companhias de policiamento locais.

No maior ponto de votação de Ceilândia, o Centro Educacional número 7, votam quase 10 mil eleitores. Na abertura das eleições, a urna eletrônica de uma das seções apresentou defeito na escola, mas o transtorno foi resolvido em dez minutos. O colégio abriga 31 seções eleitorais, com 134 mesários.

Em Taguatinga, a segunda maior zona abriga 19 seções e nelas votam cerca de 7 mil eleitores. No colégio, uma urna eletrônica também apresentou defeito, contudo, o problema foi corrigido antes da abertura das eleições. As duas seções eleitorais das mais antigas da região estão nesta escola, e por isso, no local, parte dos eleitores é idosa. Em alguns momentos, a fila ficou maior, e duas pessoas passaram mal em decorrência do calor do Distrito Federal. Nesta manhã, a temperatura esteve na média de 27graus Célsius (ºC), marcadas pelo sol com nebulosidade variável.

Edição: Talita Cavalcante