TRE-GO sorteia urnas que serão submetidas a auditoria

02/10/2010 - 13h35

Thaís Passos
Enviada Especial do Radiojornalismo


Goiânia - O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sorteou hoje (2) duas urnas eletrônicas que serão submetidas ao processo de auditoria conhecido como Votação Paralela. As urnas sorteadas – uma de Goiânia e a outra da cidade de Alexânia, no interior do estado – serão retiradas dos colégios onde funcionariam e serão levadas para o anexo do TRE. No entanto, para não prejudicar os eleitores, a Justiça Eleitoral já providenciou a substituição dessas máquinas.

A votação paralela será realizada amanhã (3) no mesmo período das eleições. Hoje um grupo de escoteiros da capital recebeu cédulas de papel para simular uma votação. Esses votos serão depositados em urnas de lona, que serão lacradas. No domingo a equipe de auditoria vai digitar esse votos impressos nas duas urnas sorteadas. Todo o procedimento de votação será filmado.

De acordo com a juíza Viviane Silva de Morais Azevedo, o objetivo desse procedimento é verificar se os programas de computador instalados nas urnas eletrônicas armazenam e contabilizam os votos dos eleitores. “É uma maneira de garantir a segurança e verificar se as urnas de fato estão funcionando.”

A auditoria será encerrada após a comparação entre o resultado eletrônico fornecido pelas urnas e o resultado da apuração da votação em cédulas. Os dados deverão ser idênticos. Caso aconteça algum erro, o TRE irá informar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse processo irá ocorrer em todo o país.


Edição: Lílian Beraldo