TRE de Minas sorteia quatro urnas para fazer simulação

02/10/2010 - 14h03

Kelly Oliveira
Enviada Especial

Belo Horizonte - O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizou hoje (2) o sorteio de quatro urnas eletrônicas que serão usadas na Votação Paralela. Foram sorteadas uma urna de Belo Horizonte e três de municípios do interior – Açucena, Conceição do Mato Dentro e Conceição do Rio Verde.

A Votação Paralela vai ocorrer amanhã (3), das 8h às 17h, no mesmo horário das eleições, no TRE-MG. Ontem (1º) cerca de 2 mil cédulas de papel foram distribuídas e preenchidas por representantes de partidos políticos e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Minas Gerais (OAB-MG) e depositadas em quatro urnas de lona, que ficarão lacradas até manhã.

Os dados das cédulas preenchidas pelos representantes de partidos e da OAB-MG serão digitados em quatro computadores e em cada uma das quatro urnas eletrônicas por servidores do TRE-MG. Esse processo será fiscalizado e filmado. Após o final da votação, às 17h, serão impressos os dados das urnas e dos computadores para ser feita uma comparação.

O juiz Cássio Fontenelle, integrante da Comissão de Votação Paralela, explica que o processo da Votação Paralela é feito para comprovar a segurança e a confiabilidade da votação por meio da urna eletrônica. “A Votação Paralela foi instituída em 2002 para comprovar a lisura do sistema de votação eletrônica”, afirma.

Edição: Lílian Beraldo