Justiça fará transporte de eleitor da zona rural em Rondônia

02/10/2010 - 10h02

Beatriz Arcoverde
Enviada Especial da Rádio Nacional

Porto Velho - Está pronto o esquema de transporte gratuito dos eleitores que moram em áreas rurais de Porto Velho e do interior de Rondônia até as zonas eleitorais. A Justiça Eleitoral vai colocar à disposição dos eleitores 550 veículos em 11 municípios. A lei autoriza esse tipo de serviço só para quem está em áreas rurais.

Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia vai usar 700 veículos nas eleições deste domingo (3). Além dos 550 que farão o transporte de eleitores, outros 150 vão ajudar na logística.

Segundo a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral, Elizabeth Mesquita, o transporte dos eleitores que moram em áreas distantes só pode ser feito pela Justiça Eleitoral. Ela alerta, entretanto, que as coligações partidárias e candidatos estão proibidos de transportar eleitores.

A Justiça Eleitoral de Rondônia também vai contar barco e oferecer alimentação aos eleitores, o que é permitido pela lei em alguns casos. No município de Costa Mares, próximo à fronteira com a Bolívia, os eleitores de uma comunidade quilombola irão de barco para a seção eleitoral e só retornarão no fim da tarde. Por isso, será servido almoço à comunidade. “Essa é uma forma de garantir a cidadania, evitando transtornos aos eleitores”, disse a diretora do TRE.

Em Porto Velho, também haverá reforço no transporte coletivo neste domingo. Segundo a prefeitura, os 156 ônibus da frota da capital serão colocados nas ruas para atender a população.

Edição: João Carlos Rodrigues