Distrito Federal pronto para as eleições de amanhã

02/10/2010 - 11h05

Da Agência Brasil


Brasília - O Distrito Federal vai usar 5.438 urnas eletrônicas, considerando as de seções eleitorais, mesas de justificativa de ausência e voto em trânsito. O DF tem 1.836.280 eleitores aptos a votar em 5.197 seções eleitorais, distribuídas em 21 zonas e seis postos.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), João Mariosi, disse que, apesar da indefinição sobre os candidatos ficha suja e o fim da obrigatoriedade da apresentação de dois documentos de identificação, o eleitor brasiliense não deve enfrentar problemas no domingo. “Infelizmente algumas decisões ficaram para acontecer em cima das eleições, mas isso não vai atrapalhar em nada porque todos estão preparados para essa votação”. Mais de 24 mil agentes vão trabalhar nas eleições. Destes, 17.660 são voluntários.

O vice-presidente do TRE-DF, Mario Machado, alerta para a necessidade de o eleitor prestar atenção aos dados que constam no título de eleitor. “Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, o eleitor não precisa levar o título de eleitor, apenas um documento com foto, mas o título tem dados importantes, como o número da zona e da seção eleitoral que o eleitor deve anotar”.

O TRE-DF informou que 22 seções foram preparadas para atender eleitores portadores de necessidades especiais. Um total de 241 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas também poderão votar, pois foram preparadas seções eleitorais no Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago), no Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (Ciap) e no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje).

Ainda de acordo com o TRE-DF, de 6 de julho até 30 de setembro foram registradas 5.516 denúncias de propaganda eleitoral irregular. O TRE fez 1.316 notificações. Cerca de 60 toneladas de propaganda irregular foram recolhidas e 250 multas aplicadas.


Edição: Vinicius Doria