Serra defende multiplicação de museus pelo país

05/09/2010 - 18h08

Vinícius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, defendeu a multiplicação de museus pelo país, principalmente os voltados para o lazer e a educação. Em visita ao Museu da Língua Portuguesa, no centro da capital, Serra disse que esse tipo de iniciativa ajuda na formação dos estudantes e da população em geral.

“Precisamos multiplicar essas iniciativas culturais no Brasil inteiro. No Brasil, cultura e lazer não é só na escola ou na rua. É também em museus desta natureza, voltados para o nosso povo”, acrescentou.

 

Em entrevista, Serra destacou características de museus existentes no estado de São Paulo, que, segundo ele, poderiam servir de modelo para outros estados. Citou o Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, e o Catavento Cultural e Educacional, localizado na região central da cidade.

 

“Acho que falta muito [esse tipo de equipamento] no Brasil. E não são equipamentos caros – uma vez que você fez um, é muito fácil replicar em outros lugares, mas sempre com originalidade.” De acordo com Serra, esse tipo de museu colabora para o intercâmbio cultural com outras regiões e fomenta o turismo.

Na entrevista, o candidato do PSDB comentou também o preço das tarifas de energia elétrica no Brasil, que, segundo ele, é o terceiro mais alto do mundo, mas não apresentou proposta para melhorar a situação.

O candidato tucano ao governo paulista, Geraldo Alckmin, acompanhou Serra na visita ao Museu da Língua Portuguesa.

 

Edição: Nádia Franco