Grupo separatista ETA anuncia cessar-fogo na Espanha

05/09/2010 - 12h39

 

Da Agência Brasil

Brasília – O grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade) anunciou hoje (5) que não fará mais atentados na Espanha. De acordo com a agência de notícias BBC Brasil, a decisão foi tomada para “colocar em andamento o processo democrático” de independência do País Basco.

No anúncio, feito por meio de vídeo, um dos integrantes do grupo leu um pronunciamento em defesa da luta armada pela independência do País Basco. Porém, ao final da gravação, ele afirma que o grupo quer atingir seu objetivo de forma pacífica e democrática.

"Nós pedimos aos cidadãos bascos que continuem seu esforço, cada um na sua área, com qualquer que seja o grau de comprometimento de cada um, para que nós possamos derrubar o muro da negação e possamos dar passos irreversíveis para a frente, a caminho da liberdade", afirmou o integrante do ETA.

O governo espanhol, que se recusava a negociar com o ETA, enquanto o grupo mantinha a luta armada, ainda não se manifestou sobre o assunto.

A campanha violenta do ETA pela independência do País Basco levou a mais de 820 mortes nos últimos 40 anos. Porém, nos últimos anos, o grupo está enfraquecido, após a prisão de alguns de seus líderes.

O grupo separatista já havia anunciado cessar-fogo em duas ocasiões, mas acabou abandonando a iniciativa. Em 2006, negociações pela paz foram interrompidas depois que uma bomba do ETA matou duas pessoas em um aeroporto em Madri.

 

Edição: Antonio Arrais