Rio e São Paulo sofrem com baixa umidade do ar

23/08/2010 - 18h03

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A massa de ar seco que cobre boa parte do território nacional elevou a temperatura hoje (23) na cidade do Rio de Janeiro para 32,6º e diminuiu a umidade relativa do ar até 35% ao longo da tarde. Em São Paulo, a Defesa Civil declarou estado de alerta porque a umidade chegou ao patamar de 20%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera estado de atenção quando a umidade do ar é inferior a 30%, estado de alerta com menos de 20% e emergência quando a umidade chega a 12%.

"O cenário climático do Rio não deverá se alterar durante esta semana e somente na próxima uma frente fria conseguirá romper a barreira quente que está sobre o estado", disse a meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal.

Segundo a médica Elizabete Blanc, do Hospital Universitário Clementio Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ar seco e quente pode agravar as doenças respiratórias. “Quando o clima fica seco, o ar quente e com baixa umidade resseca as vias respiratórias, agravando o estado de quem tem alergias e asma”.

“É importante tentar umidificar o ar nos ambientes fechados, pode usar um umidificador elétrico ou mesmo uma bacia com água já ameniza os efeitos do ar seco”, disse Elizabete.

 

Edição: Rivadavia Severo