Caixa anuncia participação na bandeira brasileira de cartões Elo com BB e Bradesco

09/08/2010 - 20h30

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou hoje (9) à tarde, em São Paulo, que vai se unir com o Banco do Brasil e o Bradesco para participar da operação da bandeira brasileira de cartões de crédito, débito e pré-pago Elo. A intenção dos três bancos é que os novos cartões conquistem principalmente as pessoas das classes C e D, oferecendo taxas mais baixas que as demais bandeiras. Os primeiros cartões deverão ser emitidos a partir de outubro.

“O que vamos trazer de novo é um custo mais baixo para essa transação do cartão. Acho que a escala gerada por esses três gigantes da distribuição bancária brasileira vai trazer uma maior eficiência ao nosso sistema de cartão”, disse Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil.

Os três bancos esperam atrair os cerca de 100 milhões de seus clientes para a Elo, buscando principalmente os brasileiros que ainda não têm conta em banco. “Este é um cartão que vai crescer de baixo para cima, incorporando as classes sociais que hoje estão fora do mercado de cartão de crédito ou de compra”, acrescentou Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente executivo do Bradesco.

Os bancos também querem somar à Elo os milhões de cartões de saúde e de benefícios existentes no Brasil, tais como os do Bolsa Família. “Ele poderá ser aplicado em quaisquer modalidades que possam ser trabalhadas no âmbito de cartões”, disse a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.

O acordo assinado hoje também prevê que em pouco mais de 30 dias os três bancos comecem a compartilhar seus terminais de autoatendimento.

 

Edição: Antonio Arrais