Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, recebeu hoje (19) do PSB as sugestões da legenda para seu programa de governo.
Os programas do PSB têm como foco o desenvolvimento com inclusão social, binômio repetido pela campanha de Dilma. Também sugere maior investimento na educação e no desenvolvimento tecnológico.
O partido ainda destacou no documento que Dilma será “herdeira e continuadora” das conquistas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o documento ressalva que o governo de Dilma precisa considerar um novo contexto internacional. “Terá como pano de fundo o panorama internacional perigosamente conturbado por guerras e grave crise sistêmica do capitalismo”, ressalta o programa.
O presidente do PSB, Eduardo Campos, destacou que o programa faz uma reflexão sobre os valores socialistas. “Nós não estamos lhe passando a mão só um programa, mas o resultado de nossas reflexões mais caras, mais importantes, que aguardam os valores históricos de todos os socialistas. É uma reflexão sobre o futuro do Brasil e do mundo”, disse Campos, ao entregar o programa a Dilma.
O PSB é uma das dez legendas que integram a coligação governista Para o Brasil Seguir Mudando. O partido é um tradicional aliado do PT e integrou o governo nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigindo o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Secretaria Especial de Portos.
Os socialistas governam três estados. Eduardo Campos, em Pernambuco, Wilma de Faria, no Rio Grande do Norte e Cid Gomes, no Ceará. O partido tem ainda 29 deputados federais e dois senadores, Antônio Carlos Valadares (SE) e Renato Casagrande (ES), que disputa o governo do estado nestas eleições.
Durante o evento, o governador Cid Gomes, irmão do deputado Ciro Gomes que abandonou a corrida presidencial no começo, garantiu que no Ceará Dilma “terá apoio para vencer as eleições no primeiro turno”. Ciro Gomes não participou do evento.
Edição: Rivadavia Severo