Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Quatro anos depois de ser anunciada, a primeira parceria público-privada (PPP) na área federal está próxima de sair do papel. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal assinaram hoje (25) o contrato de construção do Projeto Datacenter, centro tecnológico de dados que será compartilhado entre os dois bancos.
Com investimentos previstos de R$ 880 milhões, o centro reunirá uma cópia de informações digitais das duas instituições financeiras. Pelo acordo, três empresas privadas escolhidas em licitação entrarão com R$ 262 milhões iniciais e o restante será investido pelos dois bancos. O complexo será construído em Brasília e deverá estar concluído no início de 2012.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o Datacenter terá 24 mil metros quadrados e deverá empregar 500 pessoas apenas na execução das obras. Pelo contrato, as empresas privadas ficarão responsáveis pela construção, manutenção e operação da infraestrutura do prédio por 15 anos. Depois desse prazo, o edifício e as instalações passarão para o controle do Banco do Brasil e da Caixa.
Segundo a vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa, Clarice Copetti, a demora na assinatura do contrato se justifica pela necessidade de estruturar o projeto. “Temos o compromisso do consórcio [privado] de que estaremos com o empreendimento disponível em menos de dois anos.” Os dois bancos, explicou, não compartilharão informações dos clientes, apenas a estrutura das instalações.
Pelas regras internacionais, as instituições financeiras devem ter uma cópia de segurança de todas as informações digitais que podem ser usadas em caso de perda dos arquivos originais. O empreendimento foi lançado em outubro de 2006, mas somente em junho do ano passado o Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas aprovou a minuta do edital e do contrato.
Edição: João Carlos Rodrigues