Central de Atendimento à Mulher registra aumento de 49% no número de ligações

24/01/2010 - 9h08

Da Agência Brasil

Brasília - A Central de Atendimento à Mulher registrou aumento de 49% no número de ligações de janeiro a dezembro de2009, comparado a 2008. Foram registrados 401.729 atendimentos, dosquais 171.714 solicitavam informações sobre a Lei Maria da Penha (que tornou mais rigorosas as punições para casos de violência contra a mulher), contra117.546 do ano anterior. Segundo a Secretaria Especial dePolíticas para as Mulheres (SPM), o avanço está ligado à divulgação feita pela instituição ao longo de todo o ano, até o dia 25 de novembro, quando é comemorado o Dia da Não Violência Contra a Mulher.Oserviço não formaliza as denúncias de agressão, mas dá informações e orienta as vítimas sobre os meios de concretizar a denúncia. O serviço informa, por exemplo, a delegacia mais próxima, presta esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e, em casos maisgraves, indica casas de abrigo ou como solicitar proteção.   A ouvidora da SPM, Ana Paula SchwelmGonçalves, afirma que a divulgação de campanhas em parceriacom organizações não governamentais (ONGs) tem sido fundamental para incentivar a mulher a buscarorientação e a denunciar agressões.“As ONGs ajudam a expandir otrabalho, no sentido de orientar as vítimas ou repassar o nosso número.Essa divulgação é feita constantemente pelos canais de comunicação queessas organizações têm. Um trabalho conjunto que tem funcionado.” Oestado de São Paulo e o Distrito Federal são recordistas nas ligaçõesà Central de Atendimento. A ouvidora explica que o fluxo nessas regiões estáligado à facilidade de acesso à informação. Ela ainda explica que emtermos gerais, 90% das ligações recebidas na central sãofeitas pela própria vítima e que 70% ligam para pedirinformações sobre lesão corporal leve e ameaças.  O Atendimento 180 funciona 24 horas, todos os dias, com abrangência em todo o país.