Investimentos em terminais portuários para a Copa podem chegar a R$ 677 milhões

13/01/2010 - 4h49

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Secretaria Especial de Portos espera liberar em torno de R$ 677milhões ao longo deste ano para adequar ou construir terminaisturísticos portuários de sete dos 12 estados que sediarão os jogos daCopa do Mundo de 2014 no Brasil. Além daconstrução de novos terminais, reforma ou ampliação dos jáexistentes, os recursos serão destinados a obras de melhoria nas viasde acesso terrestre e na infraestrutura portuária, como a ampliação decais e a implantação de defensas para atracação de navios. Já adragagem para aprofundamento dos canais (necessária para permitir amovimentação de embarcações de grande porte) desses e de outros portosjá fazia parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde2008 e deverá consumir outros R$ 1,6 bilhão até o fim de 2010. Segundoa secretaria, o valor a ser investido nos terminais de passageiros foicalculado com base nos projetos elaborados pelos administradores dosportos de Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE),Santos (SP), do Rio de Janeiro (RJ)e de Manaus (AM). Maior porto da América Latina, Santos receberáinvestimentos devido à sua proximidade com São Paulo, uma dascidades-sede do Mundial.Além de permitir que maior número decruzeiros atraque simultâneamente nos portos, atendendo assim aoaumento do número de turistas que visitarão o país durante o evento, osinvestimentos também possibilitarão que os navios permaneçam atracados.A solução será uma alternativa à falta de leitos em hotéis, a exemplo do que ocorreu durante os Jogos Olímpicos de  2004, na Grécia, de 2000,na Austrália, e de 1992, na Espanha, durante os quais parte dosturistas optou por viajar e permanecer hospedado nos transatlânticos.  Deacordo com a assessoria da secretaria, a proposta de investimentos estásendo analisada pela Casa Civil e aguarda aprovação presidencial.O projeto destina a maior parte dos recursos, cerca deR$ 299 milhões, para o Rio de Janeiro,onde serão construídos três novos piers. Em seguida, vem o Porto deSantos, cuja obra de realinhamento de 1.500 metros do cais e aimplantação de 3,5 quilômetros de via interna de acesso ao terminalcustarão cerca de R$ 114 milhões. O Porto de Mucuripe, em Fortaleza, prevê gastar pouco mais de R$ 93 milhões para construir um terminal marítimode passageiros, um berço de múltiplo uso para atracação de navio,estacionamento e para pavimentar e urbanizar o acesso ao terminal. JáManaus receberá R$ 79,9 milhões para adaptar e restaurar os terminaisjá existentes, ampliar o cais, instalar defensas e criar umestacionamento de cerca de 7 mil metros quadrados ligado ao terminalpor uma passarela coberta. No Porto de Natal, onde também não háterminal turístico e os navios atracam em um berçodestinado à movimentação de cargas, a adaptação de um galpãofrigorífico desativado, a ampliação do cais, a pavimentação das vias deacesso e do estacionamento custarão R$ 46,5 milhões. EmSalvador, cujo terminal de passageiros passou por reforma recente,a secretaria considera necessário realizar novas obras a fim deoferecer maior comodidade aos usuários. A estimativa é de que as obrascustem R$ 29,26 milhões, incluindo a pavimentação e a urbanização dosistema viário externo e do estacionamento. Outra capital queainda não conta com terminal  e usa tendas móveis parao traslado de passageiros, Recife deverá receber cerca de R$ 17 milhõespara adaptar o Armazém 7, de cerca de 2,7 mil metros quadrados, econstruir um anexo, além de pavimentar e urbanizar todo o entorno dofuturo terminal.