Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) recuperaram hoje (5) o motor do avião do 7° Esquadrão de Transporte Aéreo que, no último dia 29, fez um pouso forçado em um igarapé da Amazônia quando voava de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).
Segundo a Aeronáutica, a peça será levada para Cruzeiro do Sul (AC) para análises técnicas que ajudem o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) a descobrir as causas do acidente. Ainda não há prazo para o término da apuração. Cerca de 54 militares da FAB, da Marinha, do Corpo de Bombeiros do Acre e um funcionário da Funai participam dos trabalhos de retirada do avião C-98 Caravan do igarapé. A operação conta com o apoio de três helicópteros H-60 Blackhawk, um avião C-105 Amazonas e várias embarcações.
A avião transportava 11 pessoas, entre elas sete funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que participavam de uma campanha de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio do Ministério da Defesa. Nove sobreviventes foram localizados por índios matis e resgatados no dia 30. No acidente morreram o técnico em enfermagem João de Abreu Filho e o suboficial Marcelo dos Santos Dias.