Sobe para 37 o número de municípios atingidos pela chuva no Paraná

17/10/2009 - 21h55

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Subiu para 37 o  total de municípios  atingidos pelas chuvas que atingiramo Paraná nas últimas horas. Segundo o último levantamento divulgado pela DefesaCivil, 29.432 pessoas foram afetadas. Uma pessoa morreu e 69 ficaram feridas.Há 1.673 pessoas desalojadas no estado e 505 desabrigadas. O mau tempodanificou 3.314 casas e destruiu 63.

Hoje,continuou chovendo no oeste e sudoeste do Paraná, as regiões mais atingidaspela chuva no estado. De acordo com o Serviço de Meteorologia do Paraná, nestefinal de semana as chuvas devem ser fortes, em vários momentos, acompanhadas demuitas descargas atmosféricas e rajadas de vento, com possibilidade daocorrência de granizo.

ADefesa Civil está pedindo doações de telhas, colchões e alimentos paraatender as vítimas do temporal que atingiu o oeste paranaense na noite daquarta-feira (14). Segundo o órgão, a chuva, o granizo e os ventos de 100quilômetros por hora causaram destruição em 13 municípios, destelhando centenasde casas e derrubando árvores. Também há necessidade de doações de roupas. Quemquiser ajudar pode entrar em contato pelo 199 ou pelo telefone (45) 3902 1730.

Apersistência do mau tempo em todo o Paraná está dificultando o trabalho daCopel na reconstrução das redes elétricas. O problema da instabilidade doclima, segundo a empresa, é maior nas regiões rurais, onde são muitas asdificuldades de acesso das equipes encarregadas dos reparos são muitas. Noentanto, a Copel garante que o serviço elétrico, especialmente nos municípiosdo oeste, norte e centro-sul, deverá ser normalizado nas próximas horas. A empresamobilizou quase 1.200 pessoas – entre técnicos, eletricistas de emergência e demanutenção, engenheiros, supervisores e atendentes – e uma frota de 645veículos.

EmSanta Catarina, deve chover de forma contínua de hoje até terça-feira (20). ADefesa Civil alerta que o solo deve ficar encharcado, o que aumenta o risco dedeslizamentos, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte, onde o vento de leste será mais intenso.

Deacordo com a Defesa Civil, neste período, o mar estará muito agitado na costacatarinense. Por isso, as ondas mais altas e ressaca trazem risco paraatividades de pesca e navegação. O órgão recomenda a retirada de embarcaçõespequenas da praia e que se evitem saídas ao mar.