BB quer aumentar sua participação no mercado de seguros

23/09/2009 - 18h24

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Banco do Brasil estáreestruturando a sua área de seguros, com o objetivo deaumentar a participação do segmento no resultado finalda instituição. Atualmente, o segmento de segurosresponde por 12% do lucro do BB, ante 30% do Bradesco Seguridade. Ameta, entretanto, é atingir 20% no médio prazo, ouseja, no período de quatro anos.

A área deseguros do BB foi montada há cerca de 14 ou 15 anos e buscavaunir a ação comercial com a busca de tecnologia. Aestrutura é formada por várias empresas que atuam emnichos específicos. São elas a Brasilprev(previdência), Brasil Veículos (seguros de automóveis),Aliança do Brasil (vida e ramos elementares), Brasilcap(títulos de capitalização) e Brasil Saúde(seguro de saúde). “Na nossa visão, existemexperiências no mercado mais modernas e eficientes. O que agente está buscando é uma maior eficiência doconjunto de empresas em que a gente atua”, disse hoje (23) ovice-presidente de Finanças do BB, Ivan Monteiro. Monteiro relatou que estãosendo discutidas várias possibilidades, mas ainda nãohá um modelo definido. O que existe de concreto é adecisão de fortalecer a área de seguro para elevar suaparticipação no resultado do banco. Ele afirmou que noprimeiro semestre de 2009, o grande destaque foi o crescimento dasoperações de crédito, cuja carteira total somouR$ 252 bilhões.Neste segundo semestre, disse que oconsenso é de que o Brasil vai crescer. “Logo, a competiçãona área de crédito vai aumentar bastante, por doismotivos: retorno dos competidores e crescimento das operaçõesdo mercado de capitais”. Essas operações, queenvolvem debêntures e notas promissórias, são umconcorrente natural do crédito, avaliou. “Isso émuito bom para o cliente. O maior beneficiário desse processovão ser os indivíduos e as empresas”, afirmou.Acrescentou que a maior competiçãovai ocasionar uma pressão no spread (diferençaentre o custo de captação de recursos pelos bancos e oque eles cobram nas operações de empréstimo aoconsumidor). Para preservar a rentabilidade global do banco, o BBtende a aumentar a participação de outras áreas,como a de seguros. Como esse segmento tem uma correlaçãoforte com o Produto Interno Bruto (PIB - a soma das riquezasproduzidas no país), Monteiro a considera uma áreaindutora de negócios. O vice-presidente nãoconfirmou, entretanto, as notícias de uma possívelassociação do BB com outras empresas, entre as quais aSul América Seguros, como vem sendo noticiado pela imprensa.