São Luís é a 97ª cidade a aderir ao Pronasci

24/06/2009 - 19h41

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) chegou à capital maranhense. São Luís é a 97ª cidade a aderir ao Pronasci. O convênio entre o Ministério da Justiça e a prefeitura foi assinado hoje (24), na sede do ministério, em Brasília (DF).

Com a adesão ao projeto que procura combater a criminalidade articulando políticas de segurança com as de ações sociais, o município poderá pleitear que o ministério financie os projetos com esse objetivo. As ações deverão ser desenvolvidas prioritariamente em São Luís, onde, segundo o prefeito João Castelo, os principais problemas seriam o tráfico de drogas e a delinquência.

O alvo do programa são jovens de 15 a 24 anos em situação de risco social, presos ou que já tenham cumprido pena. O Pronasci já foi implementado em 20 estados e no Distrito Federal, desenvolvendo ações que integram a União, os estados, municípios e diversos setores da sociedade.

Entre os principais eixos do programa destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do programa, estão previstos investimentos federais da ordem de R$ 6,7 bilhões até o fim de 2012.