Brasil receberá nos próximos dias 54 mil doses de medicamento para gripe

28/04/2009 - 16h23

Mariana Jungmann e Paula Laboissière
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - OMinistério da Saúde divulgou hoje (28), apósreunião do Gabinete Permanente de Emergência, que o país vai receber 54 mil doses do medicamento Tamiflu, usado notratamento de influenza em geral – inclusive a gripe suína.

O governobrasileiro já possui o equivalente a 90 milhões dedoses do remédio estocadas no almoxarifado do Ministérioda Saúde. O protocolo de tratamento indica que, tãologo o médico diagnostique o caso como suspeito, ele prescrevao Tamiflu.

Omedicamento está estocado em tonéis e para ser usadoainda precisa ser manipulado e separado em cápsulas. Por isso,a encomenda de doses prontas para serem ministradas caso hajanecessidade.

Oministério, entretanto, classificou a compra como rotina e informou que a encomenda já javia sido feita emjaneiro deste ano, antes do surto de gripe suína.

OGabinete Permanente de Emergência também informou que aAssociação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) foiconvocada para uma reunião com o objetivo de ajudar nasinformações aos turistas.

Segundo oministério, por enquanto não há a intençãode suspender a venda de passagens aéreas que tenham comodestino as áreas afetadas pela doença.