Pesquisa revela que nem todos querem ganhar chocolate nesta Páscoa

05/04/2009 - 18h35

Paula de Castro
Repórter da Rádio Nacional
Brasília - Pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro mostra que nem todo mundo querganhar ovo de chocolate nesta Páscoa. Algumas pessoas estãopreferindo roupas, calçados, celulares e CDs, e as crianças,brinquedos. O presidente do Centrode Estudos, Aldo Gonçalves, explicou que o comércioestá apostando na Páscoa para aumentar as vendas.Segundo ele, é uma data que remete à infância e tem forte carga de romantismo. “Então, nós estamosestimulando a venda de brinquedos, bichos de pelúcia, CDs eroupas infantis”, afirmou. Segundo Gonçalves, a datanão é só voltada para as crianças, mastambém para os casais de namorados. Ele acredita que a Páscoa, que marca o fim da Quaresma e a ressurreição de Cristo, está se tornando um segundo Dia dos Namorados.A pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas mostra ainda que éesperado nesse período um crescimento de 7% nas vendas do comércio, incluindo outros produtosque não são típicos da Páscoa. O chocolate, no entanto, nãoperdeu o seu lugar entre mais vendidos nesta época. O Brasil está em segundo lugar no rankingmundial de produção de ovos, ficando atrásapenas da Inglaterra, de acordo com a AssociaçãoBrasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balase Derivados (Abicab).De acordo com o presidente daAbicab, Getúlio Ursulino Neto, mesmo em meio à crise econômicamundial, o setor de chocolates está otimista. A produção teve aumento de 5% em relação a 2008, somando cercade 24 mil toneladas de ovos. Em relaçãoaos preços, eles devem ficar 8% mais caros se comparados aoano passado. Na opinião de Ursulino Neto, eles estão em umafaixa que o consumidor pode pagar. “Um tablete é R$ 1,00, umbombom é R$ 0,50 e, na Páscoa, um ovo de bomtamanho está entre R$ 15,00 e 18,00, não é umvalor exorbitante”, disse.O setor desupermercados também aposta no aumento das vendas dos produtosda época, como peixes, vinhos, azeites e chocolates em geral. Aprojeção é da AssociaçãoBrasileira de Supermercados.