Governo prepara proposta para fortalecer aviação regional e ajudar indústria aérea

05/03/2009 - 22h59

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que um plano deaviação regional pode ajudar a socorrer a Embraer, fabricante de aviões que demitiu 4.200 funcionáriospor perder encomendas devido à crise financeira mundial.

 Lulaafirmou hoje (5) que o ministro da Defesa, Nelson Jobim,  prepara umaproposta e que já marcou reunião com a AgênciaNacional de Aviação Civil (Anac) para discutir o assunto. “Acho que estána hora da gente fazer uma aviação regional forte. Issopode ser uma ajuda muito grande para a indústria”, afirmou.

O presidente também informou que conversou hoje, por telefone, com o presidente doConselho de Administração da Embraer, MaurícioBotelho,  que iria repassar as sugestões de Lula ao presidenteda empresa, Frederico Curado.

Opresidente revelou que determinou recursos para um projeto que prevêa construção, pela Embraer, de um avião de carga para substituir os antigos Hércules, usados pela ForçaAérea Brasileira (FAB), mas que a FAB nãofará encomendas além de suas necessidades. “AForça Aérea não pode encomendar mais do que agente precisa. Também não vamos comprar aviãopara não ter o que fazer”, disse.

Luladeu as declarações em entrevista após reuniãodo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).