Desmatamento na Amazônia caiu 82%, segundo a organização não-governamental Imazon

23/01/2009 - 10h15

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Odesmatamento na Amazônia entre agosto e dezembro de 2008 caiu82% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dadosdivulgados hoje (23) pela organização não-governamentalInstituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Omonitoramento registrou 635 quilômetros quadrados de desmate entre os meses pesquisados, contra 3.433 quilômetros quadrados no mesmointervalo em 2007.

Emnovembro de 2008, os satélites do Imazon detectaram 61quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal,área 94% menor do que a registrada em 2007. O tamanho da devastaçãono mês de dezembro caiu e chegou a 50 quilômetrosquadrados, redução de 27% entre 2007 e 2008.

Noentanto, o desmatamento pode ser muito maior, porque a regiãofica encoberta por nuvens que dificultam o trabalho dos satélites,como reconhece a entidade. “Os dados de desmatamentonesse período podem estar subestimados, pois nesses dois meseshouve grande cobertura de nuvens na região, correspondendo a68% em novembro e de 73% em dezembro. Além disso, a parte doMaranhão que compõem a Amazônia Legal nãofoi analisada”, indica o relatório.

Omonitoramento do Imazon é paralelo ao levantamento oficial, doInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por causa dascondições de visibilidade nos últimos meses doano, o Inpe preferiu interromper a divulgação mensal dodesmatamento e vai apresentar os dados consolidados para o períodono fim de fevereiro.