PF desarticula megaquadrilha de traficantes no Paraná

12/12/2008 - 17h46

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - A Policia Federal desmantelou hoje (12) uma megaquadrilha detráfico de drogas que agia em vários países da Europa, África, do Oriente Médio edas Américas.  Segundo o delegado da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, MarcosPaulo Pimentel,  17 pessoas foram presasnos últimos dias,  três somente nestasexta-feira.  Outros  sete integrantes da quadrilha ainda estãoforagidos. Com o grupo, a PF apreendeu 120 quilos de cocaína, crack e maconha.

De acordo com o delegado, eles eramespecializados no tráfico em cocaína, trazida da Colômbia e Bolívia e refinada em Foz do Iguaçu e no Paraguai.No país vizinho,  os traficantes  utilizavam  lanchonetes, salões de beleza e lojas deeletrônicos como faixadas para esconder a  droga.

A operação deflagrada hoje ficou baseada emCascavel e Foz do Iguaçu.  Foramexpedidos 24 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão. “Aoperação foi um sucesso, conseguimos prender uma das maiores quadrilhas que enviava drogaspara o exterior”, disse o delegado.

Segundo ele, a investigação teve início há 11 meses, após diversas apreensões noaeroporto de Foz do Iguaçu e Guarulhos (SP). “A droga transitava pelos aeroportos escondidaem fundo falso de malas ou presa ao corpo de integrantes da quadrilha.”

Pimentel afirmou que é difícil calcular o valor exato que a quadrilha movimentou nos últimos dois anos, embora haja quem estime em US$ 3 milhões a quantia obtida pelos traficantes nesse período.