Chuvas em Santa Catarina já deixam mais de 78 mil desabrigados

26/11/2008 - 17h21

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Já passa de 78 mil o número de pessoas desalojadas edesabrigadas em Santa Catarina por causa dos temporais que atingiramo estado nos últimos dias. Mais de 1,5 milhão depessoas já foram afetadas, de acordo com a Defesa Civil doestado.

Os números mais recentes revelam que 27.404 catarinenses estãodesabrigados (tiveram que ir para abrigos públicos) e 51.252desalojados (estão na casa de parentes e amigos). Setemunicípios permanecem isolados: São Bonifácio,Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva,Itapoa e Benedito Novo.

Atéagora, a Defesa Civil confirmou 86 mortes em todo o estado, a maioriade vítimas de deslizamentos de terras e desabamentos. Aprevisão do tempo para o estado é de pouca chuva paraos próximos dias, de acordo com o Centro de Informaçõesde Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). No entanto,novos acidentes podem acontecer porque o solo das encostas estámuito encharcado.

Novemunicípios decretaram estado de calamidade pública. Oestado vai receber R$ 300 milhões nos próximos dias,anunciados hoje (26) pelo governador Luiz Henrique da Silveira e peloministro da Saúde, José Gomes Temporão, alémde parte dos R$1,6 bilhão previstos na medida provisóriaassinada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva parasocorrer estados atingidos pelas chuvas.