Em Pequim, Brasil inicia campanha para sediar Olimpíadas de 2016

05/08/2008 - 10h51

Mylena Fiori
Enviado Especial
Pequim (China) - O Brasil já começou, em Pequim, sua campanha parasediar os Jogos Olímpicos de 2016.  Hoje (5), foi apresentadoa jornalistas brasileiros e estrangeiros a chamada Casa Brasil, umespaço de 1000 metros quadrados voltado à promoção do país, dosprodutos e serviços brasileiros e à divulgação da candidatura do Riode Janeiro.“Esse é um momento importante pois é a primeira vezque o Brasil tem uma cidade finalista na disputa pela sede dos JogosOlímpicos”, ressaltou o gerente-geral do Comitê Olímpico Brasileiro(COB) e da Comissão de candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório. Acidade concorrerá com Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madri(Espanha).Instalada no mezanino de um sofisticado hotel na áreacentral de Pequim, a Casa Brasil conta com um salão principal quereproduz a calçada de Copacabana e o ambiente de um boteco carioca. Oespaço foi aberto ontem (4) e funcionará diariamente, das 10h às 22h,até o dia 24 com uma prometida intensa agenda de atividades – deatrações culturais a seminários e entrevistas coletivas com atletasbrasileiros – mas só será aberta ao público em ocasiões especiais.A Casa Brasil vem sendo instalada pelo COB em todasas Olimpíadas desde 1996, em Atlanta. É a primeira vez, no entanto, quea iniciativa conta com a parceria do governo federal – ministérios doTurismo e Esportes, Secretaria de Comunicação da Presidênca (Secom),Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Oinvestimento total é de R$ 10,4 milhões. “É um espaço de receptivo eentretenimento, mas também servirá como poderoso espaço de promoção donosso país na China”, frisou Osório.Segundo Silvia Lima, gerente de unidade de imagem eacesso a mercados da Apex, a agência pretende utilizar as Olimpíadascomo uma “plataforma” para o mercado chinês. “Nada melhor do queaproveitarmos este momento, no qual todas as atenções estão voltadaspara a China”, afirmou. Para isso, a Apex mostrou três espaços dedemonstração de produtos brasileiros: um dedicado a tecidos e roupasesportivos, outro de entretenimento, com filmes, livros e revistas, eum terceiro para divulgação do café brasileiro.Também estão previstas atividades com a atriz LucéliaSantos, até hoje muito famosa na China pela personagem central danovela Escrava Isaura, e o desenhista Maurício de Souza, criador daTurma da Mônica (os gibis foram publicados em chinês).Já o ministério do Turismo está de olho nos viajantes chineses. Diante da previsão de que a China será, em 2018, um dosprincipais países a enviar turistas para todo o mundo, o ministério montouuma agenda de atividades específica para agentes do setor, de 11 a 15de agosto.O ministério do Esporte aproveitará a Casa Brasilpara manter reuniões com representantes de federações internacionaisdos variados esportes, com foco na candidatura do Rio de Janeiro. “Pelaprimeira vez o Brasil desperta para o potencial que o esporte tem.Estamos vendo, aqui, o esporte mobilizando a política pública deturismo, trazendo a promoção de exportação e a política internacional”,disse o secretário especial do ministério do Esporte para a candidaturaRio 2016, Ricardo Leyser. “Queremos que, ao final de nossacandidatura, tenhamos conseguido construir uma imagem de Brasil maismoderno, mais dinâmico, inserido num outro patamar na comunidadeinternacional, e o primeiro grande passo é Casa Brasil”, afirmou.