Venezuela ameaça fazer denúncia internacional da Colômbia por campanha contra Chávez

11/05/2008 - 12h29

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ochanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou ontem (10)que o país vai denunciar a Colômbia a organismosinternacionais. Segundo ele, a denúncia terá como basea “campanha da oligarquia colombiana” contra o presidentevenezuelano, Hugo Chávez.

Chávez foi novamente acusado de manter relaçõescom as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia(Farc), com base em supostos dados encontrados no computador do nº2 da guerrilha, Raúl Reys, morto durante ataque colombiano emterritório venezuelano no dia 1ª de março. Asinformações são da agência argentinaTelam.

Madurodisse que, diante dos ataques de “setores da oligarquia colombianaapoiados pelo governo dos Estados Unidos para desprestigiar Chávez,denunciaremos perante todas as instâncias nacionais einternacionais esse tipo de campanha”.

Ochanceler pediu uma posição oficial diante dasdeclarações do ministro da Defesa colombiano, JuanManuel Santos, que, na última sexta-feira (9), assegurou que ochefe das Farc, Manuel Marulanda, “está na Venezuela”.

“Alertamoso governo da Colômbia que mostre as cartas sobre as infamesdeclarações do ministro Santos e que responda se éessa a posição oficial do governo”, disse Maduro.

Oministro colombiano já havia garantido que, no próximodia 15, vai tornar públicas as supostas provas de relaçãoentre a guerrilha e o governo venezuelano.

Para ochanceler venezuelano, as declarações buscam “destruirHugo Chávez e criar um escândalo que esconda osproblemas internos da Colômbia”.