Mantega confirma estudo para zerar temporariamente tarifa de importação de trigo

03/09/2007 - 23h12

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ogoverno avalia a possibilidade de reduzir a zero, temporariamente, atarifa de importação do trigo. A informação foi confirmada peloministro da Fazenda, Guido Mantega, que em entrevista coletiva disse ter pedido à Câmara de Comércio Exterior (Camex) que analisassea possibilidade de redução.

"Aquestão é saber a eficácia da medida", afirmou o ministro, ao lembrarque 90% do trigo comprado pelo Brasil vêm da Argentina, de onde já nãoé cobrada tarifa de importação. O objetivo da medida seria conter umapossível alta da inflação provocada pelo aumento de preços do produto.Zerada a tarifa, as importações aumentariam, o que pressionaria ospreços para baixo.

Mantegainformou também ter determinado à Secretaria de AcompanhamentoEconômico (Seae) que monitore de perto os preços dealguns alimentos, como carne, leite e seus derivados, além do trigo. E ressaltou que esses produtos estão na entressafra, por isso há umaelevação de preços no mercado internacional."Nãoquero deixar que os preços subam", disse o ministro, para justificar arecomendação feita à Seae. Ele admitiu que estes produtos estãopressionando a inflação, mas, no caso dos alimentos, essa pressão podeser revertida. Por outro lado, segundo Mantega, os preços administrados,como os de energia elétrica, puxam a inflação para baixo.