Bancários pernambucanos fazem passeata pela capital para pedir apoio à greve

05/10/2006 - 11h46

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Bancários pernambucanos em greve há dez diasfazem na manhã de hoje (5) uma caminhada pelas principais ruas do centro dacapital pernambucana com o objetivo de convencer a população de que a greve temuma causa justa.

De acordo com o secretário de finanças doSindicato dos Bancários de Pernambuco, Leonardo Espínola, os manifestantesquerem mostrar que a conquista de melhores condições de salário e de trabalhovai beneficiar todos os usuários do sistema financeiro nacional, com menosfilas, mais empregos e maior segurança nas agências.

“São 10 dias de greve no estado e nenhum avançofoi obtido. A categoria está indignada, querendo uma resposta satisfatória daclasse patronal às reivindicações apresentadas. Precisamos do apoio popular,vamos mostrar à sociedade que essa luta não é só nossa”, frisou.

Espínola disse que os bancários de Pernambucoesperam que a deflagração da greve nacional da categoria, que se inicia hoje,agilize as negociações com a Federação Nacional dos Bancos.

O presidente do sindicato, Marlos Guedes,encaminhou ontem (4) ao secretário estadual de Defesa Social, Rodney Miranda,denúncia de tentativa da Polícia Militar de Pernambuco de desmobilizar ospiquetes de convencimento, em algumas agências bancárias.Segundo o comando de greve, o movimento tem a adesãode 4.400 funcionários de 217 unidades dos bancos públicos, o que representa 78%da categoria. Nos bancos privados, 15 agências do Recife não funcionaram ontem.Hoje à noite, na sede do sindicato, a assembléia da categoria avalia os rumosdo movimento.