PF prende no Rio suspeito de integrar quadrilha que invadia contas bancárias

12/09/2006 - 16h35

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Polícia Federal já cumpriu os mandados deprisão e de busca e apreensão no Rio, dentro da Operação Replicante,desencadeada hoje (12) de manhã nos estados de Goiás, Tocantins, RioGrande do Norte e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

Oobjetivo da operação é combater uma organização criminosa especializadana invasão de contas bancárias pela internet. Cerca de 120 mandadosforam expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal em Goiás, onde fica abase da quadrilha.

A equipe,comandada pelo delegado Gustavo Stteel, da unidade da Polícia Federalem Volta Redonda, no sul do estado do Rio, prendeu em casa o suspeitoRodolfo Ribeiro Machado, de 18 anos, que faria parte da quadrilha. Foiapreendido no local material de informática que estaria relacionado àoperação.

O delegado GustavoStteel informou que o preso  será encaminhado amanhã (13) aGoiânia, onde responderá pelo crime na Justiça daquele estado.

Asinvestigações da Operação Replicante foram iniciadas há cerca de umano. Segundo informação da assessoria de imprensa da Polícia Federal, ofoco principal se concentra na prisão de programadores encarregados dadifusão dos programas destinados a roubos de senhas e dados de contasbancárias. Ainda de acordo com a assessoria, esse crime é conhecido nomundo virtual como pishing, que  é uma junção das palavras em inglês senha (password) e pescar (fishing).

Trezentos policiais federais lotados em Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal participam da operação.