Em 16 anos, Procon do Paraná atendeu a 1 milhão de pessoas

11/09/2006 - 21h46

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Nos 16 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor, 1 milhão de pessoas no estado procurou o Procon – órgão responsável pela coordenação e execução da política de defesa do consumidor. Já no primeiro ano, segundo a coordenadora Ivanira Tereza Galvão, 13 mil pessoas buscaram orientações e fizeram suas queixas. Neste ano, o órgão já registrou 80 mil atendimentos. "Uma lei que pegou" foi a expressão usada tanto pela coordenadora quanto pelo promotor João Henrique Vilela, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, para definir o Código. O consumidor, lembrou Vilela, descobriu que tem  direitos "em vários setores, inclusive o bancário".

Atualmente, acrescentou, 74 ações civis públicas estão em andamento na Promotoria, a maioria delas envolvendo vendas irregulares de consórcio, loteamentos e publicidade enganosa. No ano passado os processos coletivos chegaram a mil.

Para o estudante de Direito Francisco Duarte, no entanto, ainda falta ousadia ao Juizado Especial Cível e Criminal (antigo Juizado Especial de Pequenas Causas) para aplicar o Código, que ele considera "um excelente aliado do cidadão comum".

De acordo com Duarte, "os juízes se negam a conceder a antecipação da tutela e com isso muitos consumidores se vêem obrigados a pagar às empresas o que não devem, só para ter o nome retirado de cadastros de restrições de crédito". E ele questina: "Afinal, quem pode ficar seis meses com o nome sujo?".