Samba de Roda é festa e religião, diz especialista

02/09/2006 - 0h26

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O toque do atabaque, do pandeiro, a viola e a dança com odeslizar para frente e para trás dos pés colados no chão. È assim o Samba de Roda,que tem forte presença no Recôncavo Baiano. Como o nome já diz, o samba édançado no meio de uma roda formada pelos participantes que cantam e tocam. As modalidades mais comuns são o samba-corrido e o samba-chula, nome atribuídoàs estrofes que constituem a letra do samba. No primeiro, a dança, o canto e ostoques ocorrem ao mesmo tempo e várias pessoas podem sambar no meio da roda. Nachula, se dança apenas quando termina o canto e o samba é individual. Mais que uma dança, o ritmo envolve cultura e crença religiosa. “É festa etambém é religião. Tem a parte profana e a parte religiosa. Se você vaiparticipar de uma festa em uma noite de São Roque, tem o horário da reza edepois a parte profana, que é festejada com o samba”, explica o coordenador dogrupo Samba Chula, de São Brás (Bahia), Fernando de Santana. Para Maria Luiza, sambadeira há dois anos, “o samba significa a cultura baiana,e é um meio muito bom de se distrair”. Rosimeire da Purificação, que dança há dez anos, afirma quenão pensa em parar. “O samba está associado à capoeira, candomblé. Acho muitobom e não quero parar”. A dança no Samba de Roda é feita principalmente da cintura para baixo com umdeslizar para frente e para trás dos pés colados ao chão e a correspondentemovimentação dos quadris. Embora todos possam sambar, as mulheres predominam nadança e os homens no toque de instrumentos. “Tem que gostar, senão fica difícil. Vê como é, uma pessoa que não sabe nemassinar seu nome tira vários versos. Coisa de dom, que Deus deu”, diz FernandoSantana. Não há datas específicas para se dançar o Samba de Roda, mas existem ocasiõestípicas que costumam se integrar às celebrações de alguns santos católicoscomo, por exemplo, São Cosme e Damião e São Roque. O mais importante instrumento de acompanhamento do Samba e Roda é a violamachete, construção artesanal de origem portuguesa. Hoje o machete é umararidade e seu substituto mais comum, de fabricação industrial, é a chamadaviola paulista. Historiadores da música popular consideram o Samba de Roda uma das fontes dosamba carioca, isso porque a narrativa de origem do samba carioca remete àmigração de negros baianos para o Rio de Janeiro, ao final do século 19.