Horário eleitoral não é fator determinante na escolha do eleitor, diz professor

14/08/2006 - 17h57

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apesar de representarem um dos mais disputados espaços de exposição para as candidaturas, as propagandasde rádio e televisão podem não ter uma influência decisiva na escolhados eleitores, avaliam pesquisadores. “Acredito que a formação do voto é um processo lento, que vem de muitotempo”, diz o professor Venício Lima, do Núcleode Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília (UnB). Para Lima, a maioria dos eleitores define o voto antes doinício da transmissão dos programas. Ele destaca que as pesquisas deintenção de voto já mostram que o número de eleitores indecisos épequeno. “O que acontece é que nenhum dos candidatos a essa altura docampeonato é uma figura totalmente desconhecida”, argumenta.  “Mais tempo de TV não significa necessariamentemaiores vantagens junto ao eleitor”.O horário eleitoral começa nas rádios e TVs nesta terça-feira e segue até 28 de setembro.