No Rio Grande do Sul, vacinação contra paralisia infantil é prorrogada por uma semana

11/06/2006 - 18h10

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – A Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a Poliomielite (paralisia infantil) foi prorrogada por uma semana no Rio Grande do Sul por causa do mau tempo ocorrido ontem (11) em todo o estado.

Segundo o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, mesmo com quase sete mil postos que ofereciam doses da vacina, pouco mais da metade do público-alvo gaúcho foi vacinada no sábado.

Com a prorrogação, os responsáveis pelas crianças com até cinco anos de idade poderão procurar uma das unidades de saúde para vaciná-las.

Em Porto Alegre, mesmo com o transporte público gratuito para facilitar o acesso aos 228 postos da cidade, a chuva que caiu durante todo o sábado atrapalhou a imunização das crianças.

Segundo a secretária-interina municipal de Saúde, Denize Aertz, quem comparecer durante esta semana às unidades de saúde também poderá atualizar a carteirinha de vacinação infantil. Serão disponibilizadas doses de vacina tríplice-viral e tríplice-bacteriana, além de imunização contra sarampo, hepatite B e tetravalente.

Ela lembrou que a vacina contra a poliomielite não tem contra-indicação. "Mesmo quem receber em anos anteriores, deve renovar a dose", acrescentou.