ELEIÇÕES 2006: PSDB espera reunir dez mil pessoas na convenção em Belo Horizonte

11/06/2006 - 10h39

Spensy Pimentel
Enviado especial

Belo Horizonte - Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a convenção nacional do PSDB, que ocorre hoje (11) na capital mineira. Centenas de militantes, simpatizantes, dirigentes e cabos eleitorais do partido ocupam, nesta manhã, o centro de exposições Expominas, todo decorado com faixas de apoio a Geraldo Alckmin. O ex-governador de São Paulo é o indicado pela Executiva do partido para ser oficializado como candidato no evento de hoje.

A convenção nacional ocorre a partir das 12 horas, após a convenção estadual mineira, que se dará também no Expominas. O PSDB é o primeiro dos 17 partidos com representação no Congresso Nacional a realizar a convenção nacional. O prazo para a realização desses encontros, segundo o calendário da Justiça Eleitoral, começou ontem (10) e vai até o próximo dia 30.

Segundo a assessoria de imprensa do PSDB, são esperados 800 delegados, vindos de todo o país. Lideranças do partido devem discursar no evento, como o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ex-prefeito de São Paulo José Serra, além dos seis governadores que o partido mantém atualmente: Aécio Neves, de Minas Gerais; Ottomar Pinto, de Roraima; Maria Abadia, do Distrito Federal; Cássio Cunha Lima, da Paraíba; e Simão Janete, do Pará. Também devem falar lideranças tucanas no Congresso e dirigentes do PFL.

O senador José Jorge (PFL-PE) é indicado para candidato a vice na chapa de Alckmin. A chapa é única e não há votação separada da coligação com o PFL. Os delegados votam na chegada à convenção, no momento em que se credenciam, em cédula de papel. De acordo com a assessoria do PSDB, a convenção servirá para "referendar" o nome de Alckmin.