Organismos governamentais de políticas para as mulheres têm fórum em Brasília

08/06/2006 - 12h48

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília - Começou hoje (8) o 9º Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres, que reúne 90 representantes de coordenadorias de todo país, responsáveis pela implementação de políticas públicas de gênero. O objetivo do encontro é planejar as ações preparatórias para a 2ª Conferência Nacional de Políticas paras Mulheres, prevista para agosto de 2007.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, disse que a idéia é deixar tudo pronto para a conferência. "Estamos querendo deixar tudo pronto, do ponto de vista orçamentário, discutir estratégias e criar uma comissão organizadora da conferência", informou.

Para a ministra, é preciso avançar nas diretrizes aprovadas na primeira conferência. Ela lembrou que depois de três anos do evento, ainda é necessário avançar e aperfeiçoar os ganhos obtidos. "Nós podemos aprofundar determinadas diretrizes", afirmou a Ministra.

Segundo ela o documento a ser gerado na segunda conferência deve conter uma análise crítica das diretrizes e uma avaliação da implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Nilcéa diz que nas discussões de hoje as participantes poderão obter mais informações sobre temas importantes como o Projeto de Lei de Não-Violência contra a Mulher, além de conhecer um pouco mais o Sistema Nacional de Informações de Gênero.

Os organismos governamentais de políticas para mulheres são parceiros da secretaria na implantação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. São eles que executam as políticas e firmam parcerias com organizações não-governamentais (ONGs). Alguns exemplos de ações são os programas de atendimento à mulher, como casas-abrigo e delegacias especializadas.

O encontro começou na manhã de hoje (8) com uma homenagem póstuma a uma das coordenadoras estaduais, Janice Palmerim, morta em abril. Os debates prosseguem na tarde de hoje e durante todo o dia de amanhã.